segunda-feira, 22 de novembro de 2010 | By: Ócios do Ofício

Quadros e Tijolos



Há pessoas que pensam que foram as suas vitórias as responsáveis por quem elas são hoje, por quem se tornaram. Discordo. Vitórias são como belos quadros para os quais gostamos de olhar, mas são as falhas os tijolos com que construímos as paredes para pendurá-los. São elas que nos ensinam como prosseguir, nos mostram as nossas fraquezas e testam nossa força. Não há prova maior de perseverança do que ter se empenhado muito em algo que não deu certo e continuar tentando. É nesse momento que a humanidade se torna testemunha do seu auge. Nenhuma grande conquista humana seria de fato grandiosa sem que fosse regada a tentativa e erro. São muitas quedas antes do avião, inúmeras pinceladas antes de Mona Lisa, muitos pés no chão antes de chegar ao espaço.
Já dizia um provérbio japonês: “Pouco se aprende com a vitória, mas muito com a derrota”. Com esse eu concordo. Não por ser japonês, mas por praticamente ditar minha filosofia de vida. Nunca fui realmente bom em algo no qual não tenha errado muito. E nesse imenso mar de fracasso, quanto mais fundo você for, maior o peixe. Perseverança é tudo.
O que seria de nós hoje se Einstein, Newton ou Pitágoras tivessem resolvido parar de tentar por acharem muito difícil ou por não ser conveniente? O que falta a este mundo de facilidades não são mentes brilhantes (vivemos num planeta de quase seis bilhões e meio de habitantes), mas pessoas capazes de sair da mesmice em favor de algo maior. Por mais que seus neurônios sejam os mais rápidos ou os mais numerosos, a sua genialidade só será reconhecida no seu esforço de fazer algo memorável, fora do comum. Tente muito, erre bastante, nunca desista e aproveite o sucesso.

Rafael Rogério Santos

0 comentários:

Postar um comentário